Dicas

7 dicas para ler mais e criar o hábito da leitura

Dicas para ler mais e tornar a leitura um hábito
Foto: Shutterstock

Uma das perguntas recorrentes aqui no blog é sobre nossos hábitos de leitura. Como ler mais? Quantas páginas ler por dia? Como criar o hábito? Por quais livros começar? São tantas perguntas que fica até complicado de responder, mas para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas para ler mais, mesmo em dias conturbados. Veja:

Dicas para ler mais

1 – Leia algo que você gosta!

Parece uma dica óbvia, mas é muito importante. Muitos começam a ler por obrigação, seja para tarefas na escola, para concursos, vestibulares, provas e etc. E dificilmente você vai se apaixonar pelos livros e criar o hábito quando a sua leitura não te agrada. Livros de estudos ou que são voltados para um objetivo específico e pontual dificilmente vão te fazer sentir vontade de ler todos os dias.

A leitura por prazer envolve aquilo que você ama, se distrai, gosta e sente vontade de ler mais. Pense naquele gênero que te atrai: romance? Suspense? Terror? Autoajuda? O ideal é buscar aquilo que te motiva a começar. Procure algum best seller, peça indicações de amigos. Comece pelo entretenimento!

2 – Estipule um horário durante o dia

Uma das dicas para ler mais é estabelecer um momento do seu dia para a leitura. Mesmo para quem tem a vida corrida, sempre dá para encaixar algumas páginas na rotina. Seja no metrô, no ônibus, no horário de almoço ou antes de dormir, reserve uma meia horinha pelo menos para se dedicar a algumas páginas. Com o tempo você cria o hábito e não vai mais querer parar!

3 – Dê uma chance

Parece algo complicado ler todos os dias, mas dê uma chance! Pense que em vez de passar horas em redes sociais, você pode pegar alguns minutos para ler o que você gosta. Isso vai te ajudar a transformar a leitura em hábito e ainda oferece grandes vantagens, já que ler faz bem à saúde!

4 – Varie os gêneros de leitura

Para não enjoar e acabar lendo sempre o mesmo tipo de livro ou autor, procure as novidades! Confira as listas dos mais vendidos, procure na internet livros similares àqueles que você gosta. Busque por pessoas que tenham interesses parecidos nas redes sociais ou até mesmo comece uma lista de livros essenciais e clássicos de todos os tempos.

5 – Leia de tudo!

Para criar o hábito da leitura você não precisa ficar preso a apenas livros impressos. Existem e-books, notícias na internet, textos em redes sociais, blogs, jornais, revistas, enfim, um mar de opções para ler!

6 – Participe de um clube do livro

Já pensou em participar de um clube do livro? Existem vários espalhados na internet, seja no Goodreads, no Skoob, ou até mesmo os Books Clubs das celebridades. Assim, você cria uma meta: ler um livro por mês para depois discutir com outras pessoas sobre aquela leitura. É um ótimo método de se apaixonar pelo universo literário! 🙂

7 – Ouça podcasts literários

Nada melhor do que buscar dicas de pessoas que amam ler! Ouça podcasts sobre o tema que indicam leituras para quem está começando a criar o hábito. Pode te ajudar – e muito – nessa jornada!

E você, tem dicas para ler mais? Qual é a sua técnica? Conta pra gente nos comentários!

LEIA TAMBÉM

Comentários via Facebook

Publicado por Isabela Zamboni

Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes.

4 comentários sobre “7 dicas para ler mais e criar o hábito da leitura”

  1. Fagner disse:

    Gosto muito de ler, meu horário preferido é a noite quando vou dormir, leio no minimo 15 paginas por noite e com o tempo vou aumentando gradativamente, esta dando certo!

    1. Isabela Zamboni disse:

      Que ótimo, Fagner! Também adoro ler antes de dormir! =) beijos

  2. Fagner disse:

    Gosto muito de ler, meu horário preferido é a noite quando vou dormir, leio no minimo 15 paginas por noite e com o tempo vou aumentando gradativamente, esta dando certo!

    1. Isabela Zamboni disse:

      Que ótimo, Fagner! Também adoro ler antes de dormir! =) beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *