Desde que comecei a buscar uma vida mais saudável, muitas dúvidas me perseguiam. Como me alimentar corretamente? Quais alimentos são mais saudáveis? De quanto em quanto tempo devo comer?
A internet traz um milhão de informações a respeito, mas sempre de forma contraditória. A verdade é que cada corpo é de um jeito e não temos como saber com precisão, somente com ajuda profissional. Mas depois que comecei a ler mais dicas no site da Rita Lobo, percebi que existe uma forma bem melhor de se alimentar.
A partir disso, resolvi comprar o livro O Que Tem na Geladeira?, que nada mais é do que uma compilação de receitas do site e do canal do YouTube da Rita.
O livro contém mais de 200 receitas saudáveis, todas com alimentos naturais e fáceis de encontrar no supermercado. O próprio nome já diz tudo: você abre sua geladeira, vê o que encontrou e a partir disso consegue criar receitas deliciosas e bem práticas, gastando pouquíssimo tempo.
Estou tentando diminuir meu consumo de carne, então esse livro foi uma mão na roda. Sei que existe o canal do YouTube, as receitas estão disponíveis online, mas é muito bom poder manusear e folhear o livro, encontrando “a receita perfeita” e ir consultando conforme vou cozinhando. Sem contar que o livro ensina não somente receitas, mas as melhores formas de utilizar os alimentos.
Quer comprar o livro? É só clicar no link abaixo:
O Que Tem na Geladeira? também apresenta a principal diferença entre os alimentos: os minimamente processados, os ultraprocessados e também aquilo que chamamos de “comida de verdade”. Você pode conferir todas essas explicações detalhadas lá no site do Panelinha.
Aprender mais sobre alimentação e entender como funciona o armazenamento e venda dos produtos no mercado finalmente me fez perceber como eu comia errado e que isso pode trazer problemas de saúde no futuro.
Claro que cozinhar o tempo todo cansa – dá muito trabalho, suja louça e você precisa ter tempo livre – mas o resultado é espetacular. Você começa a perceber as mudanças no seu corpo em pouco tempo, sem contar que ter uma alimentação mais natural ajuda a “desviciar” dos açúcares e conservantes que estão presentes em praticamente TUDO o que comemos.
O livro da Rita Lobo é mais como um manual: na hora que você precisa consultar alguma receita ou informação, ele está lá para te ajudar. Recomendo bastante, principalmente para quem procura um método alternativo (e saudável!) de alimentação no dia a dia.
Nota:
*Última atualização em 14 de março de 2024
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos