*Atualizado em 4 de março de 2024
Sempre fui apaixonada por tudo que envolve a Era Vitoriana. A literatura inglesa é um dos meus maiores fascínios e claro que os livros da Era Vitoriana estão sempre na minha lista de favoritos!
Mas você sabe quais são os livros desse período e seus principais autores? Dei uma pesquisada e também coloquei algumas sugestões de obras famosas para quem curte esse estilo literário. Confira:
Características da Era Vitoriana na literatura
Antes de sugerir os livros, é sempre bom entender o contexto em que os autores estavam inseridos. A Era Vitoriana (1837-1901) foi de grande importância na história inglesa – foi marcada por grande efervescência política e intelectual, além das conquistas coloniais. Na Era Vitoriana, a Inglaterra tornou-se um dos países mais ricos e poderosos do mundo. Esse período também foi importante na Literatura: enquanto a poesia dominou o romantismo, na Era Vitoriana o romance ganhou destaque.
Os romances vitorianos geralmente oferecem retratos idealizados de vidas difíceis, nas quais o trabalho duro, a perseverança, o amor e a sorte vencem no final. Existem também grandes contrastes: o país passava por uma euforia de novas tecnologias. A sociedade sofria com o medo da modernização, da alta tecnologia e as mudanças radicais que ela acarretava. Portanto, pode-se dizer que foi uma época de transição: o novo abrindo espaço e enfrentando a resistência de uma sociedade tradicional.
Em grande parte dos romances, encontramos um arco de crescimento das personagens – elas evoluem, melhoram e geralmente há uma lição de moral durante a narrativa. Apesar de essa fórmula ter sido usada muitas vezes, principalmente nos primeiros livros deste período, conforme o século progredia, surgiram algumas transformações no estilo dos escritores.
Charles Dickens (1812-1870) dominou a primeira metade do reino de Vitória: o seu primeiro romance, As Aventuras do Sr. Pickwick, foi publicado em 1836 e o seu último, Our Mutual Friend, entre 1864 e 1865. O romance Feira das Vaidades, de William Thackeray (1811-1863) também foi um marco na Era Vitoriana, assim como as famosas obras das Irmãs Brontë (que eu sou APAIXONADA): Charlotte (1816-55), Emily (1818-48) e Anne (1820-49).
Muitos autores se destacaram nessa época: Thomas Love Peacock, sir Arthur Conan Doyle (nosso amado autor e criador de Sherlock Holmes), Wilkie Collins, Walter Scott, Lewis Carroll e Robert Louis Stevenson.
Mais tarde, em 1872, surgiu o romance Middlemarch de George Eliot (1819-80) e o maior romancista dos últimos anos do reinado de Vitória foi Thomas Hardy (1840-1928) que publicou o seu primeiro romance, Under the Greenwood Tree, em 1872 e o seu último, Jude the Obscure, em 1895.
Outras peças e autores da época incluem adaptações para os palcos do Frankenstein de Mary Shelley e do novo gênero de romances sobre vampiros. E claro que Drácula, de Bram Stoker, também surgiu nessa época (1897).Mais um autor notável foi Oscar Wilde, que além de peças de teatro, escreveu o memorável Retrato de Dorian Gray.
Acho que já deu para perceber quantos livros bons foram publicados na Era Vitoriana e sua importância para a Literatura. Agora vamos às indicações!
1. Drácula – Bram Stoker
Não tem como falar de literatura gótica ou Era Vitoriana sem lembrar do clássico Drácula. Aposto que pelo menos alguma adaptação dessa obra você já viu! E claro que o livro é ótimo – apesar de alguns momentos cansativos.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
2. O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë
Muita gente gosta desse livro, muitos odeiam. Eu sou apaixonada e desde que li pela primeira vez, entrou na minha lista dos favoritos da vida. Esse livro teve um boom há alguns anos por causa da saga Crepúsculo, e pode ter desapontado quem procurava alguma coisa mais ‘fofa’. O Morro dos Ventos Uivantes é uma história triste, tensa, melancólica e que faz um retrato da época de forma bem pessimista. Claro que sem deixar de lado todo o fator do ‘amor impossível’.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
3. Jane Eyre – Charlotte Brontë
Outro livro das irmãs Brontë, que foi um dos grandes marcos da literatura vitoriana. Jane Eyre é sofrida, mas uma mulher guerreira, que faz de tudo para conseguir se tornar uma pessoa melhor e vencer os contratempos de uma educação rígida.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
4. O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson
Dr. Jekyll e Mr. Hyde também já foi adaptado milhares de vezes, o que torna a obra de Stevenson um grande marco na literatura. Apesar de ser um livro bem pequeno, O Médico e o Monstro também traz questões pertinentes relacionadas ao período histórico, principalmente o medo da tecnologia e o avanço rápido da medicina.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
5. Longe Deste Insensato Mundo – Thomas Hardy
Thomas Hardy tem poucas obras traduzidas no Brasil, mesmo sendo um autor renomado e de grande importância para a literatura inglesa. Recentemente, foi lançada uma adaptação de Longe Deste Insensato Mundo no cinema, com a ótima Carey Mulligan no papel principal. Um bom livro que também faz jus à sua fama!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
6. Grandes Esperanças – Charles Dickens
Dickens é um dos maiores escritores de todos os tempos e foi durante a Era Vitoriana que se consagrou. Ele foi um dos poucos autores a ser reconhecido em vida e ganhou bastante prestígio na sociedade. Suas obras são retratos de uma Inglaterra que vivia grandes desigualdades – a pobreza e a ascensão social marcam várias obras do autor. Grandes Esperanças é uma ótima opção para quem deseja começar no universo de Dickens.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
7. O Signo dos Quatro – Sir Arthur Conan Doyle
São inúmeras as obras com o detetive Sherlock Holmes, mas O Signo dos Quatro é uma das mais famosas. Para entrar no universo de Sherlock e Watson, vale a pena. Os livros de Conan Doyle são muito tranquilos de ler e trazem uma empolgação sem fim! Sabe aquele tipo de livro que vicia? Pois é! Os livros da Era Vitoriana mais famosos com certeza são os de Sherlock Holmes.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
8. A Inquilina de Wildfell Hall – Anne Brontë
Claro que também devemos citar a terceira irmã Brontë na lista de livros da Era Vitoriana. Embora seja menos conhecida do que suas irmãs, suas obras também merecem destaque. A Inquilina de Wildfell Hall desafia as convenções sociais do século XIX com uma protagonista forte e à frente de seu tempo.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
Claro que se eu fosse listar mais, esse post ficaria maior do que já está! Além das sugestões acima, vale também conhecer aqueles citados anteriormente: Retrato de Dorian Gray, Frankenstein, Middlemarch etc.
E você, gosta desse estilo literário? Quais livros da Era Vitoriana você já leu? Conta pra gente nos comentários!
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos
Olá! Muito bacana esse artigo, com autores e livros realmente indispensáveis! Mas há algo um pouco errado. Jane Austen não faz parte da Era Vitoriana, e sim da Era Regenciana! A Era Vitoriana iniciou em 1837, enquanto Razão e Sensibilidade foi publicado em 1811. Sem contar que os livros de Jane Austen não contam com os aspectos da Era Vitoriana, com todo o furor da paixão e da tragédia que encontramos, por exemplo, nos citados Charles Dickens e irmãs Brontë. Mas é realmente comum esse engano, e Jane Austen é sempre uma boa recomendação ^^.
Obrigada Bianca! Vou remover Jane Austen da lista! 🙂
Beijos!