Quando chega dezembro, o clima de Natal já está por toda parte! E claro que nada melhor do que ler um bom livro e descansar nessa época do ano ❤️.
Por isso, separamos 12 livros natalinos para você entrar no clima e curtir ainda mais as festividades (ou quem sabe dar de presente de amigo secreto):
1. Dia de Folga – John Boyne
Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial.
Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado. Veja a resenha aqui!
Para adquirir o e-book (gratuito) é só clicar aqui.
2. Uma Canção de Natal – Charles Dickens
Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não vêem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário.
Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar a seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo.
Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral, etc., comovendo adultos e crianças de todas as épocas. Também pode ser encontrado com o título Cântico de Natal! Leia aqui a resenha.
Para comprar o livro, é só acessar este link.
3. Cartas do Papai Noel – J. R. R. Tolkien
Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a comovente última carta para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa.
Para comprar o livro, é só acessar este link.
4. Esquecer o Natal – John Grisham
Nada de árvores, estresse de shoppings lotados, despesas sem controle, cartões com mensagens de paz e felicidade. O natal dos Krunk será diferente.
No lugar da festa, do panetone, do peru e das luzinhas piscando no quintal, o plano é fazer um cruzeiro ao Caribe e desprezar qualquer emoção natalina que ponha tudo a perder. “Esquecer o Natal”, de John Grisham, provocará boas gargalhadas no leitor com essa hilariante fábula de Natal.
Para comprar o livro, é só acessar este link.
5. Milagre na Rua 34 – Valentine Davies
Milagre na Rua 34 é um livro inspirador, que conta a história de uma menina que foi criada para não acreditar em milagres. Mas quando aparece em sua cidade um velhinho que afirma ser o verdadeiro papai noel, seu ponto de vista se transforma completamente.
Infelizmente esse livro está indisponível em português (alô, editoras!), mas pode ser encontrado em inglês! Essa história já foi adaptada inúmeras vezes ao cinema: um clássico!
Para comprar o livro, é só acessar este link.
6. O Natal de Poirot – Agatha Christie
Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convidar todos os filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas aparentemente as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares.
Tudo começa com algumas alterações em seu testamento… e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera que não é de luto, mas de supeitas mútuas.
Claro que a rainha Agatha também teria um livro sobre Natal!
Para comprar o livro, é só acessar este link.
7. A Pequena Vendedora de Fósforos: Um Conto de Fadas – Hans Christian Andersen
Na véspera de Ano-Novo, uma menina descalça, frágil e desamparada tenta vender fósforos aos passantes. Morrendo de frio, na neve, ela acende alguns palitos para se aquecer. Aos poucos, abandonada e faminta, a vendedora de fósforos vai produzindo alucinações a cada lampejo de luz.
Na manhã seguinte, ela é encontrada congelada com o toco de um fósforo queimado na mão. Uma fábula triste, mas que nos faz pensar em como essa época do ano também pode ser cruel.
Para comprar o livro, é só acessar este link.
8. O Mistério de Natal – Jostein Gaarder
Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino recém-nascido. Fazem muitas paradas, todas com um significado especial.
Na cidade de Mira, por exemplo, nasceu o bispo Nicolau, o primeiro Papai Noel da história, e foi em Antióquia, na Síria, que se usou pela primeira vez a palavra cristão. Terminada a viagem, Joaquim tem o coração tomado de amor fraterno e está convencido de que o Natal é a festa de aniversário mais bonita do mundo.
Essa obra também está difícil de encontrar, infelizmente! Mas é possível encontrá-la em sebos ou em versões usadas.
Para comprar o livro, é só acessar este link.
9. O Natal de Charlie Brown – Charles M. Schulz
Um livro encantador, com capa dura e todo em cores que usa o Natal para tratar de temas emocionantes como a amizade, o companheirismo, a solidariedade e a alegria. Desta vez, no lugar das célebres tirinhas de Peanuts, o livro oferece uma única história que começa na melhor época do ano para as crianças: o Natal!
As famílias estão enfeitando suas árvores, comprando presentes e combinando onde vão passar essa noite tão especial. Mas para Charlie Brown, o espírito natalino já não é mais o mesmo, e a festa se tornou um grande evento comercial.
A turma de Charlie Brown quer animar o amigo, mas não há nada que faça ele mudar de opinião. É aí que uma arvorezinha miúda e sem folhas entra em cena, para revelar o verdadeiro significado do Natal.
Uma história para ser lida por pais e filhos que, juntos, vão poder relembrar suas próprias histórias de Natal.
Para comprar o livro, é só acessar este link.
10. Deixe a Neve Cair – John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Na noite de Natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego.
Comédia romântica com a assinatura de um dos maiores best-sellers da atualidade, o livro é o presente de Natal perfeito para os fãs de John Green e de histórias de amor e aventura.
Para comprar o livro, é só acessar este link.
11. O Expresso Polar – Chris Van Allsburg
Na véspera de Natal, um menino ouve um barulho que vem do lado de fora de casa. Quando ele olha pela janela, descobre que há um enorme trem parado logo em frente: é o Expresso Polar, que irá conduzi-lo numa viagem de sonho e fantasia rumo ao Polo Norte, residência oficial do Papai Noel.
Marcado pela simplicidade da história e pelas magníficas ilustrações de Chris Van Allsburg, O Expresso Polar é um clássico natalino que nunca sai de moda. Infelizmente, está difícil de encontrar! Mas é possível dar uma vasculhada na internet ou em sebos para encontrar esse clássico dos livros natalinos.
Para comprar o livro, é só acessar este link.
12. O Quebra-Nozes – Alexandre Dumas e E.T.A. Hoffmann
É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos – mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos. Aterrorizada, vê seu padrinho, o inventor Drosselmeier, sinistramente acocorado sobre o relógio de parede, e um exército de camundongos invadindo a sala, comandado por um rei de sete cabeças!
Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação. Têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes… Entre o sonho e a realidade, Marie viverá histórias maravilhosas e estranhas, de reinos, feitiços e delícias. Histórias em que o inusitado padrinho tem um papel especial, e nas quais só pode embarcar quem tem os olhos e o coração preparados. Você tem?
Para comprar o livro, é só acessar este link.
Gostou das dicas de livros natalinos? Tem algum para recomendar? Conta pra gente!
*Última atualização em 13 de março de 2024
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos
Você escreveu que ela é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia.
Significa que a Isabela Zamboni Moschin é formada em jornalismo, em publicidade e propaganda e em tecnologia da informação?
Oi Sandra, na verdade eu sou formada em jornalismo (comunicação social). Fiz mestrado na UNESP, chamado “Mídia e Tecnologia”. A especialização em Língua Portuguesa e Literatura fiz à parte, porque gosto muito 🙂
Não tenho formação em TI nem PP.
Abraço!