Livros para dar de presente de amigo secreto

Chega o fim do ano e com ele sempre a mesma dúvida: o que dar de presente de amigo secreto? Nem sempre a gente conhece muito bem aquela pessoa que tirou, ou então adora o amigo secreto, mas não sabe exatamente o que comprar…mas uma boa pedida são sempre livros! Se você está em dúvidas de qual presente de amigo secreto comprar, trouxemos sugestões de livros para todos os gostos. Dá só uma olhadinha:

14 livros para dar de presente de amigo secreto

Se liga nas nossas dicas! Para conferir a resenha dos livros que já lemos, é só clicar no título  🙂

1 – 21 Lições para o Século XXI – Yuval Noah Harari

Foto: Reprodução/Instagram @libretto.livraria

O novo livro do autor de Sapiens e Homo Deus explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos? Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade. Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

Uma boa dica para aquele amigo secreto que adora aprender <3

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

 

2 – O Conto da Aia – Margareth Atwood

Foto: Reprodução/ Conjunto da Obra

Escrito em 1985, o romance distópico O Conto da Aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original), a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump.

Seu amigo secreto gosta de séries? Adora Handmaid’s Tale? Uma ótima pedida!

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

3 – A Revolução dos Bichos – George Orwell

Resenha: A Revolução dos Bichos - George Orwell
Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à La Carte

Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.

Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. 

Para amigos secretos que adoram fábulas, sátiras e política!

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

4 – Caixa de Pássaros – Josh Malerman

Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman
Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à la Carte

Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

O livro virou filme da Netflix e é um suspense de arrepiar! Bom para aquele amigo secreto que adora um bom thriller.

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

5 – A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson

Resenha: A sutil arte de ligar o f*da-se - Mark Manson
FOTO: Melissa Marques / Resenhas à la Carte

Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. E ele faz isso da melhor maneira. Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e diz, olhando nos seus olhos: você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão.

Esse livro é sucesso absoluto e conquistou o público com seu bom humor. Seu amigo secreto gosta de boas risadas e ironia? Achou o presente ideal.

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

6 – Como as Democracias Morrem – Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

Livros para dar de presente de amigo secreto
Foto: Reprodução/Instagram @Zahar

Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – dois conceituados professores de Harvard – respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível. Para isso comparam o caso de Trump com exemplos históricos de rompimento da democracia nos últimos cem anos: da ascensão de Hitler e Mussolini nos anos 1930 à atual onda populista de extrema-direita na Europa, passando pelas ditaduras militares da América Latina dos anos 1970. E alertam: a democracia atualmente não termina com uma ruptura violenta nos moldes de uma revolução ou de um golpe militar; agora, a escalada do autoritarismo se dá com o enfraquecimento lento e constante de instituições críticas – como o judiciário e a imprensa – e a erosão gradual de normas políticas de longa data.

Sucesso de público e de crítica nos Estados Unidos e na Europa, esta é uma obra fundamental para aquele amigo secreto que adora boas discussões.

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

7- O Diário de Anne Frank

Resenha: O Diário de Anne Frank
FOTO: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

O emocionante relato que se tornou um dos livros mais lidos do mundo: O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947 e faz parte do cânone literário do Holocausto. O livro é escrito por Annelies Marie Frank entre 12 de junho de 1942 e 1º de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Em 9 de julho 1942, Anne, seus pais, sua irmã e outros judeus (Albert Dussel e a família van Daan) se esconderam em um Anexo secreto junto ao escritório de Otto H. Frank (pai de Anne), em Amsterdã, durante a ocupação nazista dos Países Baixos. Inicialmente, Anne Frank usa seu diário para contar sobre sua vida antes do confinamento e depois narra momentos vivenciados pelo grupo de pessoas confinadas no Anexo. Em 4 de agosto de 1944, agentes da Gestapo detiveram todos os ocupantes que estavam escondidos em Amsterdã. Separaram Anne de seus pais e levaram-nos para os campos de concentração.

Um livro emocionante, que todos deveriam conhecer! Boa dica para aquele amigo secreto que gosta de leituras intensas.

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

 

8 – Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente – TCD

Livros para dar de presente de amigo secreto
Foto: Melissa Marques/Resenhas à la Carte

Indo contra a tendência dos textos curtos e superficiais que são postados nas redes sociais, o coletivo literário Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente (TCD) passou a produzir e compartilhar um conteúdo extenso, profundo e extremamente poético em suas páginas no Facebook e no Instagram. Com seus escritos e ilustrações, eles acabaram atingindo um público muito maior do que o esperado, nos mostrando como, apesar da crescente agilidade que nossa comunicação exige, ainda precisamos de tempo para digerir e entender nossas complexas relações humanas. Para este livro, foram produzidos textos inéditos que ganharam a companhia das sensíveis ilustrações de Anália Moraes.

Textos curtos, rápidos e intensos: bom para aquele amigo secreto que adora um bom poema.

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

9 – Outros Jeitos de Usar a Boca – Rupi Kaur

Resenha: Outros Jeitos de Usar a Boca - Rupi Kaur
FOTO: Melissa Marques / Resenhas à la Carte

Outros Jeitos de Usar a Boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume – publicado nos EUA como “milk and honey” – é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros Jeitos de Usar a Boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. O livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

Amigos que gostam de poemas vão adorar a obra de Rupi Kaur. Se for uma amiga secreta, melhor ainda! =)

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

10  – Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Resenha: Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
FOTO: Melissa Marques | Resenhas à la Carte

O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos.

Distopias são sempre uma boa opção para dar de presente. E essa obra é fundamental!

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

11 – O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder

Livros para dar de presente de amigo secreto
Foto: Reprodução/Instagram @pausaprocha

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

Um livro que fala sobre filosofia de um jeito simples, com um mistério incrível! Que tal presentar aquela pessoa querida?

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

12 – It: A Coisa – Stephen King

Livros para dar de presente de amigo secreto
Foto: Isabela Zamboni/Resenhas à la Carte

Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança… e do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.

Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Neste clássico de Stephen King, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Seu amigo ou amiga secreta adora terror? Já assistiu ao filme do It e adorou? Uma boa pedida de presente, principalmente porque a leitura vai durar bastante tempo!

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo:

13 – O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

Resenha: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Foto: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.

Para quem gosta de uma história intensa, com uma bela mensagem, mas MUITO TRISTE, pode optar por esse livro para presentear!

Para comprar, é só clicar no link abaixo:

 

14 – A Culpa é das Estrelas – John Green

Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green
Foto: Isabela Zamboni | Resenhas à la Carte

Seu amigo secreto gosta de emoção? Drama? Romance? Então A Culpa é das Estrelas é o livro perfeito! Olha só a sinopse:

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Para comprar, é só clicar no link abaixo:

Tem mais alguma sugestão? Conta pra gente nos comentários!

LEIA TAMBÉM

Comentários via Facebook

Comentar