Chega o fim do ano e com ele sempre a mesma dúvida: o que dar de presente de amigo secreto? Nem sempre a gente conhece muito bem aquela pessoa que tirou, ou então adora o amigo secreto, mas não sabe exatamente o que comprar…mas uma boa pedida são sempre livros!
Se você está em dúvidas de qual presente de amigo secreto comprar, trouxemos sugestões de livros para todos os gostos. Dá só uma olhadinha:
1. 21 Lições para o Século XXI – Yuval Noah Harari
O novo livro do autor de Sapiens e Homo Deus explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos?
Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade. Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?
Uma boa dica para aquele amigo secreto que adora aprender <3
*Já fizemos a resenha do livro Sapiens, do mesmo autor, aqui!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
2. O Conto da Aia – Margaret Atwood
Escrito em 1985, o romance distópico O Conto da Aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original), a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump.
Seu amigo secreto gosta de séries? Adora Handmaid’s Tale? Uma ótima pedida!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
3. A Revolução dos Bichos – George Orwell
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política.
Para amigos secretos que adoram fábulas, sátiras e política! Tem resenha aqui.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
4. Caixa de Pássaros – Josh Malerman
Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
O livro virou filme da Netflix e é um suspense de arrepiar! Bom para aquele amigo secreto que adora um bom thriller.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
5. A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson
Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. E ele faz isso da melhor maneira. Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e diz, olhando nos seus olhos: você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão.
Esse livro é sucesso absoluto e conquistou o público com seu bom humor. Seu amigo secreto gosta de boas risadas e ironia? Achou o presente ideal.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
6. O Homem de Giz – C. J. Tudor
Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.
Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.
Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.
Se quem você for presentear curte Stranger Things e livros do Stephen King, esse é uma boa opção!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
7. O Diário de Anne Frank
O emocionante relato que se tornou um dos livros mais lidos do mundo: O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947 e faz parte do cânone literário do Holocausto. O livro é escrito por Annelies Marie Frank entre 12 de junho de 1942 e 1º de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 9 de julho 1942, Anne, seus pais, sua irmã e outros judeus (Albert Dussel e a família van Daan) se esconderam em um Anexo secreto junto ao escritório de Otto H. Frank (pai de Anne), em Amsterdã, durante a ocupação nazista dos Países Baixos. Inicialmente, Anne Frank usa seu diário para contar sobre sua vida antes do confinamento e depois narra momentos vivenciados pelo grupo de pessoas confinadas no Anexo. Em 4 de agosto de 1944, agentes da Gestapo detiveram todos os ocupantes que estavam escondidos em Amsterdã. Separaram Anne de seus pais e levaram-nos para os campos de concentração.
Um livro emocionante, que todos deveriam conhecer! Boa dica para aquele amigo secreto que gosta de leituras intensas.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
8. Um Lugar Bem Longe Daqui – Delia Owens
Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la.
Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.
Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um lugar bem longe daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.
A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica.
Esse é para aquele amigo secreto que gosta de fortes emoções! Veja a resenha aqui.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
9. Outros Jeitos de Usar a Boca – Rupi Kaur
Outros Jeitos de Usar a Boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume – publicado nos EUA como “milk and honey” – é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente.
Outros Jeitos de Usar a Boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. O livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
10. Fahrenheit 451 – Ray Bradbury
O livro Fahrenheit 451 descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos.
Distopias são sempre uma boa opção para dar de presente de amigo secreto. E essa obra é fundamental!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
11. O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Um livro que fala sobre filosofia de um jeito simples, com um mistério incrível! Que tal presentar aquela pessoa querida?
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
12. It: A Coisa – Stephen King
Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança… e do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.
Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Neste clássico de Stephen King, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.
Seu amigo ou amiga secreta adora terror? Já assistiu ao filme do It e adorou? Uma boa pedida de presente, principalmente porque a leitura vai durar bastante tempo!
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
13. O Menino do Pijama Listrado – John Boyne
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.
Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.
Para quem gosta de uma história intensa, com uma bela mensagem, mas MUITO TRISTE, pode optar por esse livro para presentear! Já fizemos resenha dele aqui no blog.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
14. A Culpa é das Estrelas – John Green
Seu amigo secreto gosta de emoção? Drama? Romance? Então A Culpa é das Estrelas é o livro perfeito! Olha só a sinopse:
Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
15. A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón
Barcelona, 1945. Daniel Sempere acorda na noite de seu aniversário de onze anos e percebe que já não se lembra do rosto da falecida mãe. Para consolá-lo, o pai leva o menino pela primeira vez ao Cemitério dos Livros Esquecidos. É lá que Daniel descobre A sombra do vento, romance escrito por Julián Carax, que logo se torna seu autor favorito, sua obsessão.
No entanto, quando começa a buscar outras obras do escritor, Daniel descobre que alguém anda destruindo sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que Carax já publicou, e que o que tem nas mãos pode muito bem ser o último volume sobrevivente. Junto com seu amigo Fermín, Daniel percorre a cidade, adentrando as ruelas e os segredos mais obscuros de Barcelona. Anos se passam e sua investigação inocente se transforma em uma trama de mistério, magia, loucura e assassinato. E o destino de seu autor favorito de repente parece intimamente conectado ao dele.
Esse livro é perfeito para dar de amigo secreto, principalmente para aquela pessoa que ama ler! Ele faz uma bela homenagem à literatura e mistura mistério com romance e memórias. Uma história incrível! Veja aqui a resenha.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
16. Os sete maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
Esse é sucesso absoluto! Todo mundo adora os livros de Taylor Jenkins Reid e Os sete maridos de Evelyn Hugo é o mais famoso.
Com todo o esplendor que só a Hollywood do século passado pode oferecer, esta é uma narrativa inesquecível sobre os sacrifícios que fazemos por amor, o perigo dos segredos e o preço da fama.
Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez.
Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora.
Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.
Já fizemos resenha do livro aqui também.
➡️ Para comprar o livro, é só clicar aqui.
Tem mais alguma sugestão de livros para dar de presente de amigo secreto? Conta pra gente nos comentários! Ah, e aproveite para ver também a nossa lista de livros natalinos.
*Última atualização em 13 de março de 2024
Isabela Zamboni Moschin é jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Mídia e Tecnologia. Adora café, livros, séries e filmes. Atualmente, trabalha como Analista de Conteúdo na Toro Investimentos
Muito legais as dicas! Obrigada 🙂 Boa parte destes eu já li e gostei bastante. Mas fiquei curiosa com o “Fahrenheit 451 – Ray Bradbury”. Lerei.. ou darei de presente kkk
Boa escolha, Noemí! Fahrenheit 451 é muuuito bom!
Muito legais as dicas! Obrigada 🙂 Boa parte destes eu já li e gostei bastante. Mas fiquei curiosa com o “Fahrenheit 451 – Ray Bradbury”. Lerei.. ou darei de presente kkk
Boa escolha, Noemí! Fahrenheit 451 é muuuito bom!